Podologia

A Podologia trata, previne e orienta sobre a saúde dos pés, tratamos unhas infeccionadas e encravadas, tiramos calosidades e também tratamos pés diabéticos.

Podologia

 

 

Podologia é a área que estuda e trata problemas relacionados aos pés de mulheres e homens em qualquer idade. A terapia é aplicada a partir de estudos técnicos e científicos que possibilitam eliminar condições como, por exemplo, unha encravada, calosidades e ressecamentos. A especialidade não tem caráter apenas estético, mas também cuida de anormalidades referentes a formação óssea e doenças infecciosas.

 

 

Importância da podologia

 

 

O profissional da área precisa ter um olhar que vai além dos pés, pois o problema que se apresenta pode estar ligado a algo muito mais complexo. Em algumas ocasiões, os pés podem ficar bastante ressecados, sobretudo no verão que é a estação mais quente do ano. Dessa forma, aumenta o risco de surgir problemas como fungos e verrugas plantares, devido ao contato com locais de contaminação.

Além disso, o ressecamento pode ser agravado por outros fatores, por exemplo, sobrepeso, pouca ingestão de água, diabetes, problemas vasculares e uso de sapatos inadequados. Por isso, tanto nesses períodos mais quentes quanto no resto do ano, é importante procurar um profissional de podologia para manter os pés bem cuidados e saudáveis.

 

O podólogo tem habilidades como:

  • Visão mais completa: ao examinar o paciente, busca levantar informações de saúde e hábitos de vida. Além disso, tem uma atenção difusa em relação aos sinais que surgem em outras partes do corpo;
  • Prevenir problemas futuros: a podologia não só cuida de problemas pontuais, mas também atua na prevenção de futuros males;
  • Melhorar o cuidado com os pés: os pacientes devem ser orientados a estenderem o cuidado com os pés para além das visitas regulares ao profissional. Por exemplo, pessoas que sofrem com pé diabético ou calos precisam redobrar a atenção, sobretudo os idosos.

 

Diferença entre podólogos e pedicures

 

Como são profissionais que cuidam dos pés, muitas vezes seus papéis podem ser confundidos. O podólogo é um profissional de saúde, com certificação, que atua na identificação de doenças e malformações nos pés. Entre as principais patologias que podem ser descobertas e tratadas estão olho de peixe, unha encravada, rachaduras no calcanhar e micoses, por exemplo.

 

No entanto, o pedicure é um profissional de estética que tem a função de deixar os pés dos clientes mais bonitos. Pode atuar em centros de estética, salões de beleza. Dessa forma, podem cuidar, por exemplo, da remoção de cutículas, esmaltação de unhas, limpeza e retirar excessos de pele.